ABJC lança revista para discutir a comunicação da Ciência

A revista tem como público-alvo profissionais do mercado, docentes, alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e gestores de instituições de ensino, agências de fomento, associações científicas e profissionais, dirigentes e técnicos de órgãos do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e demais órgãos envolvidos na produção e divulgação do conhecimento científico.

A Diretoria Acadêmica da ABJC já está recebendo colaborações para os próximos números. Os textos devem ser encaminhados por e-mail, seguindo as normas dispostas nesta página. Cada número terá, em média, entre 150 e 180 páginas. Todas as colaborações serão avaliadas por mais de um parecerista.

Do corpo Editorial participam, entre outros, Wilson Bueno, Ulisses Capozolli, Graça Caldas, Isaac Epstein, Fabíola Oliveira, Ildeu Castro, Luísa Massarani, Isaltina Gomes e Simone Bortoliero.

Normas gerais

  1. A revista da ABJC aceita para publicação trabalhos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros na forma de estudos e pesquisas de caráter acadêmico-científico (Estudos), opiniões (Debates) e experiências (Relatos).
  2. O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão dos direitos autorais à ABJC.
  3. A publicação de artigos não é remunerada, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos mesmos, desde que citada a fonte.
  4. Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus autores, não refletindo, necessariamente, a opinião da ABJC.
  5. A critério do Conselho Editorial, poderão ser aceitas e publicadas colaborações em língua estrangeira.
  6. Serão remetidos a cada autor 02 (dois) exemplares do número em que for publicada sua colaboração.

Envio de colaborações 1. colaborações para as seções Estudos, artigos de caráter acadêmico-científico, Debates e Experiências devem ser enviadas, por e-mail, para a Diretoria Acadêmica, (cidoval@unitau.br), sob a forma de documento anexado à mensagem, respeitadas as orientações de apresentação e formatação definidas, contendo obrigatoriamente:

  • Mensagem: a) título do trabalho; b) dados pessoais e acadêmicos do autor ou autores (nome, endereço, telefone, instituição de vinculação, mais alta titulação acadêmica, e e-mail) na ordem a figurar na publicação;
  • Documento a ser anexado: a) título do trabalho; b) resumo em até 10 (dez) linhas e 3 palavras- chave, formadas por expressões de no máximo 3 termos; c) abstract em até 10 (dez) linhas e 3 keywords formadas por expressões de no máximo 3 termos; d) texto do artigo ou matéria, incluindo notas e referências, com a formatação estabelecida; e) tabelas e gráficos, se utilizados.

2. Não serão aceitas as colaborações que não atendam as normas fixadas.

Formatação

  1. Os textos destinados às seções Estudos e Relatos devem ser digitados em fonte Times News Roman, corpo 12, espaço simples e não excedendo 15 páginas, incluindo as referências bibliográficas, citações ou notas, quadros, gráficos, mapas etc.
  2. Os textos a serem publicados na seção Debates devem obedecer a mesma formatação, porém não excedendo o limite de 10 páginas.
  3. Os quadros, gráficos, mapas e imagens devem ser apresentados em folhas separadas do texto, indicando-se neste os locais em que devem ser inseridos. Devem também ser numerados e titulados e apresentar indicação das fontes que lhes correspondem.
  4. Todas as citações e notações bibliográficas devem obedecer às normas atualizadas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
  5. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no pé-de-página.
  6. As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas, ao final do texto, em ordem alfabética.

Seleção de matérias

  1. As colaborações para as seções Estudos, Debates e Relatos serão submetidas a pelo menos dois membros do Comitê Científico da revista ou colaboradores ad hoc por eles indicados, sem identificação do autor.
  2. Se a matéria for aceita para publicação, a revista permite-se introduzir ajustes de formatação. Modificações de estrutura ou de conteúdo, sugeridas pelos pareceristas, só serão incorporadas mediante concordância dos autores.
  3. Artigos aprovados com restrições serão encaminhados para a reformulação por parte dos autores. Nestes casos, a comissão editorial se reserva o direito de recusar o artigo, caso as alterações neles introduzidas não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas.
  4. O autor deve ser comunicado do recebimento da sua colaboração no prazo de até oito dias e do resultado da avaliação do seu trabalho em até noventa dias após a data da primeira comunicação.